CONQUISTAR A CONFIANÇA DE APRENDIZAGEM DO ALUNO QUE NÃO QUER APRENDER COM O PROFESSOR

Paulino Fernando Mukanda

Instituto Superior Politécnico Privado Walinga do Moxico

https://orcid.org/0009-0009-2027-466X

Palavras-chave:

Relação professor-aluno; Confiança do aluno; Aprendizagem

Resumo

Este artigo, tem como objectivo geral investigar métodos e técnicas de aprendizagem que contribuam no estabelecimento da confiança do estudante que não quer aprender com o professor. Foram estudadas teorias de diversos autores e investigadores que falaram sobre o processo de ensino aprendizagem e da educação em geral. Os instrumentos usados foram a observação do comportamento, entrevista com alunos e professores do Complexo Escolar Camarada Tchifuchi, n.º 338 (Luena, Moxico). A média de idade dos entrevistados está entre os 12 aos 20 anos para os alunos e 30 aos 40 anos para os professores. O trabalho está estruturado em diferentes secções, de onde procurou-se demonstrar como se processa a aprendizagem construtiva e significativa, as teorias que ajudam a conquistar a confiança de aprendizagem de alunos, na compreensão de vários autores consultados. Os factores que causam as dificuldades de aprendizagem, bem como as metodologias e técnicas utilizadas, sabendo que a aprendizagem adquirida na escola é fundamental para a vida social do aluno. Constatou-se que a falta de confiança do aluno em aprender com o professor, resulta da falta de eficácia na relação professor - aluno, na ausência de técnicas de ensino e do tipo de métodos utilizados na aula, bem como das ausências constantes na sala de aula de professores e alunos. Concluimos que para conquistar a confiança de aprendizagem do aluno que não quer aprender com professor, é necessário desenvolver de maneira sólida a relação professor-aluno, empregar métodos activos que possam dar oportunidade de envolvência ao aluno, para construir os seus conhecimentos e conhecer as técnicas de ensino.

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Publicado
30-12-2024
Como Citar:
Edição

Vol. 3 Nº 1 (2024): Dezembro: A Multiplicidade de Saberes Científicos: as diferentes abordagens no campo das ciências sociais

Secção
Artigos