Instituto Superior Politécnico Privado Walinga do Moxico
https://orcid.org/0009-0000-1563-5349A satisfação académica é um indicador e uma variável que pode explicar o desempenho das Instituições do Ensino Superior (IES), no que diz respeito ao processo de ensino, investigação, extensão universitária e gestão. O presente artigo é resultante de uma pesquisa empírica, e visa avaliar a satisfação académica a partir da percepção dos estudantes no contexto das instituições do ensino superior no Moxico, tendo como instituições objecto de estudo o Instituto Superior Politécnico do Moxico (ISPM), o Instituto Superior Politécnico Privado Walinga do Moxico (ISPPWM) e o Instituto Superior Politécnico Privado do Luena (ISPP-Luena). Para a mensuração da satisfação, o levantamento da percepção incidiu sobre os indicadores respeitantes a: i) infra-estruturas, ii) docência e iii) serviços administrativos. Com uma amostra de 350 estudantes, divididos em três IES, os dados foram tratados no SPSS e Excel, e os resultados relativos aos indicadores de infraestrutura, evidenciam maior grau de insatisfação, concentrados em “não satisfeito” e “pouco satisfeito”. Em relação aos indicadores de docência, os resultados revelam, grosso modo, maior grau de satisfação concentrado em “satisfeitos, muito satisfeitos e totalmente satisfeitos”, para as três IES. Quanto aos indicadores dos serviços administrativos, os resultados revelam, no geral, insatisfação da maioria dos estudantes das IES em relação ao atendimento e comunicação com os funcionários administrativos e com o corpo directivo, bem como com a tempestividade nas respostas aos serviços solicitados e na publicação de notas.
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Vol. 2 Nº 1 (2024): Janeiro-Junho: O Instituto Walinga e o Compromisso da Investigação Científica
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