O PSICÓLOGO ESCOLAR, SUA INFLUÊNCIA NA QUALIDADE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ANGOLA: O CASO DA ESCOLA ESPECIAL DE BENGUELA

Fernando Q. Chicundico

Instituto Superior Politécnico Privado Walinga do Moxico

https://orcid.org/0009-0004-1297-5291

Palavras-chave:

Psicólogo; Ensino-Aprendizagem; Qualidade; Angola.

Resumo

A realidade educativa angolana tem sido objecto de questionamentos que apontam para a necessidade da melhoria da qualidade do processo educativo a vários níveis, por via de uma melhor adequação dos vários mecanismos que conformam o sistema educativo em geral e, em particular, o processo de ensino-aprendizagem. Este artigo centra-se na análise do psicólogo escolar e sua influência na qualificação do processo de ensino-aprendizagem na Escola de Educação Especial de Benguela. Na perspectiva da psicologia escolar, a aprendizagem visa o desenvolvimento cognitivo, intelectual, afectivo, social e o aprimoramento do potencial humano, considerando o facto de cada indivíduo ter seu tempo e sua forma para desenvolvimento de tais aspectos. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa descritiva, com uma abordagem quantitativa, com recurso a questionário como instrumento de recolha de dados, sendo a amostra constituída de alunos e professores, que perfaz um total de 102 participantes ao estudo, com idades entre 12-30 anos, da Escola de Educação Especial de Benguela. Os principais resultados da pesquisa indicam que há necessidade da presença e da actuação do psicólogo escolar, na escola de ensino especial de Benguela, visto que ela alberga estudantes com necessidades educativas especiais. Uma escola com tais características dificilmente conseguirá influenciar positivamente a qualidade de ensino-aprendizagem sem a atuação deste profissional. Assim, vale asseverar que o psicólogo escolar tem como papel a elaboração de diretrizes e acompanhamento do processo educativo, sugerindo e buscando as melhores estratégias e métodos para a resolução de situações adversas que ocorrem na escola.

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Publicado
19-02-2024
Como Citar:
Edição

Vol. 2 Nº 1 (2024): Janeiro-Junho: O Instituto Walinga e o Compromisso da Investigação Científica

Secção
Artigos