MIGRAÇÕES E DIREITOS HUMANOS EM ÁFRICA: APELO PARA UMA NOVA NARRATIVA

Sónia Cristina Cardoso dos Santos Silva

Faculdade de Direito da Universidade Katyavala Bwila (UKB), Benguela

https://orcid.org/0000-0002-8126-8492
Jesus António Tomé

Faculdade de Humanidades da Universidade Agostinho Neto (UAN).

https://orcid.org/0009-0001-0494-2543

Palavras-chave:

África; Migrações; Direitos Humanos.

Resumo

Este estudo multidisciplinar tem um forte pendor para o fenómeno dos fluxos migratórios e direitos associados ao nível do continente africano, embora este também incorpore um cariz internacional sobre as causas, as tipologias e as consequências, bem como os desafios decorrentes desses fluxos em sociedades contemporâneas do século XXI. Este trabalho visa reflectir o apelo à nova narrativa de migrações e direitos humanos face às distorções da narrativa vigente sobre este fenómeno no contexto socio-histórico de África. Para o suporte da investigação, foi realizada uma abordagem qualitativa de carácter descritivo e explicativo, desenvolvida através de pesquisa bibliográfica. Neste contexto e com recurso a literatura científica, foi possível obter resultados advindos da triangulação de diversa informação. As posições defendidas por vários autores sobre esta temática possibilitaram a caracterização das percepções acerca da existência do fenómeno das migrações e da reflexão dos direitos humanos no contexto socio-histórico africano, na lógica do emergente apelo a uma nova narrativa em oposição à distorcida narrativa vigente actualmente sobre a temática em análise. As conclusões indicam que apesar de existirem leis que regulam o processo migratório e que protegem os direitos dos cidadãos, ainda é visível a necessidade do reforço da adopção de medidas no seio dos Estados africanos, configuradas como esforços em favor da nova política migratória bem como a aplicação integral dos instrumentos que sustentam a protecção dos direitos humanos em todas as suas vertentes. Desse modo, será possível desconstruir a velha narrativa e ter uma compreensão do fenómeno a partir das realidades nacional, regional e continental, de que a maioria dos migrantes africanos não está a atravessar oceanos, mas sim fronteiras terrestres, ao contrário da impressão dos horrores mediatizados sobre a migração irregular, a partir de África para o Mediterrâneo.

Referências

Achieng, M. (IOM); El Fadil, A. (Comissão da União Africana). (2020). O Que Está Errado Com a Narrativa sobre a Migração Africana? In Relatório Sobre Migrações em África, Desafiando a Narrativa organização Internacional para Migrações (OIM), Addis Abeba, African Union. Disponível em: Africa_Migration_Report_POR_1_Nov_2021LQ.pdf, consulta 13-11 2023

Adão, W. A. (2020). Relações entre a Carta e o Direito Internacional Geral. In Comentário da Carta Africana dos Direitos Humanos e dos Povos e do Protocolo Adicional. Lisboa: Editora Universidade Católica.

Aragão M. da C. (2020). Relação entre a Carta e a Constituição Angolana. In Comentário da Carta Africana dos Direitos Humanos e dos Povos e do Protocolo Adicional, Editora Universidade Católica, Lisboa-Portugal, p.86.

Camacoza, I. (2022). Mediterrâneo, Falta ou Falimento da Política Emigratória da UA? Cadernos CEACIS: Migrações - dialogar na diversidade/Marciele Nazaré Coelho; Amaral da Silva Lala; Isaías Falau; Sabino Ferraz. Luanda, Angola: Edição CEACIS, (1), p. 113.

Ferreira, P. M. (2017). Migrações e desenvolvimento. Fundação Fé e Cooperação, Instituto Marquês de Vale Flor, Lisboa, p. 15. Disponível em: estudoMigracoes_coerencia%20(1).pdf. Acessado: 24-09 2022.

Francisco, Á. et al. (2022). Migrações e Mercado de Trabalho: um estudo preliminar. Caderno do CEACIS 01, Migrações; Dialogar na Diversidade, Marciele Nazaré Coelho; Amaral da Silva Lala; Isaías Falau; Sabino Ferraz. Luanda, Angola: Edição CEACIS

Garrido, R. (2022). Direito a existência e à autodeterminação. In Comentário da Carta Africana dos Direitos Humanos e dos Povos e do Protocolo Adicional (org) Paulo Pinto de Albuquerque (org.), Lisboa: Universidade Católica Editora, p. 805.

Lala, A. da S. (2022) Migrações Internacionais: Direitos Humanos e Segurança Nacional, in Cadernos CEACIS 01: Migrações - dialogar na diversidade/Marciele Nazaré Coelho; Amaral da Silva Lala; Isaías Falau; Sabino Ferraz. Luanda, Angola: Edição CEACIS, Luanda, Angola.

Luiekakio, A. (2022). A Dinâmica Migratória Recente no Território Angolano, Cadernos CEACIS 01: Migrações - CEACIS 01: Migrações - Dialogar na Diversidade, Edição CEACIS, Luanda, Angola.

MarinuccI, R.; Milesi. R. (2005). Migração no Mundo, Principais Fluxos Migratórios no Final do Século XX e Início do século XXI. Disponível: migração-no-mundo.pdf, acessado: 24/10/2023.

Nolasco, C. (2016). Migrações Internacionais: Conceitos, Tipologia e Teorias. Oficina do CES n.º 434, Coimbra-Portugal, disponível em: https://ces.uc.pt/publicacoes/oficina/ficheiros/14615_Oficina_434.pdf, acessado a 17 de Setembro de 2023.

Sasaki, E. M.; Assis, G. de O. (2000). Teorias das Migrações Internacionais. XII Encontro Nacional da ABEP. Disponível em: https://www.pucsp.br/projetocenarios/downloads/CDH/Teoria_das_Migracoes_Internacionais.pdf, acessado a 17 de Setembro de 2022

Publicado
19-02-2024
Como Citar:
Edição

Vol. 2 Nº 1 (2024): Janeiro-Junho: O Instituto Walinga e o Compromisso da Investigação Científica

Secção
Artigos