Instituto Superior de Ciências da Educação do Sumbe <br/> Instituto Superior Politécnico Privado Walinga do Moxico
https://orcid.org/0009-0005-1395-7121O artigo aborda o tema da metamorfose linguístico-africana nas obras de Chimamanda Ngozi Adichie e de Uanhenga Xitu. O escopo da análise literária restringe-se aos contos «A história obstinada», capítulo da obra “No seu pescoço”, e «Mestre Tamoda», capítulo da obra “Mestre Tamoda e Outros Contos”. O objectivo global do artigo passa por analisar intertextualmente o contributo ideológico, etnológico e literário dos autores referidos no processo de construção da identidade das culturas africanas a partir da língua e, especificamente, pretende identificar nos contos as marcas da colonização europeia e a perda da identidade cultural africana por via da assimilação linguística, determinar os traços identificadores da perda de identidade africana pela língua e caracterizar os elementos da colonização linguística em África. Durante o processo de investigação, utilizou-se a metodologia descritiva, analítica e interpretativa, que permitiu efectuar a leitura e a análise intertextual dos textos. Por consequência, com o auxílio da metodologia empregada, foi possível comprovar, tanto em A História obstinada quanto em Mestre Tamoda, o processo da alienação linguística e a negação dos valores linguístico-culturais africanos pelas personagens principais das referidas obras.
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Vol. 3 Nº 1 (2024): Dezembro: A Multiplicidade de Saberes Científicos: as diferentes abordagens no campo das ciências sociais
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