Este artigo, que se enquadra na Área das Ciências Sociais, reflecte sobre o lugar da universidade no desenvolvimento sustentável em África: uma perspectiva a partir da realidade angolana e tem como objectivo destacar o contributo da Universidade para o desenvolvimento sustentável, com maior realce para a universidade em Angola. Desenvolvimento sustentável entendido aqui como aquele desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração actual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. O mesmo parte do pressuposto que a universidade, por um lado, é a principal agência de formação da qual depende a produção e manutenção de competências socioprofissionais requeridas pelo sistema social. Por outro, devido ao progresso tecnológico e a modernização, as economias nacionais exigem profissionais mais competentes e esperam que o conhecimento gerado nas universidades possa sustentar a criação de soluções endógenas para a resolução dos problemas sociais. Quanto à metodologia aplicada, trata-se de um estudo qualitativo-descritivo, fundamentado na teoria socio-histórica, com recurso à análise documental e bibliográfica. Os resultados indicam que o desenvolvimento sustentável só será alcançado com uma participação mais efectiva das Instituições de Ensino Superior (IES) africanas, pelo facto de estas serem os espaços vocacionados à formação de quadros, mediante a combinação das funções de ensino, de investigação e de extensão. Com base nesses resultados, as suas conclusões remetem-nos para a compreensão que, dito de outra forma, a universidade tem sido considerada um instrumento fundamental para o desenvolvimento e a redução da pobreza em todas as sociedades.
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Vol. 2 Nº 1 (2024): Janeiro-Junho: O Instituto Walinga e o Compromisso da Investigação Científica
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